/ PASSADIÇOS DO PAIVA, PORTUGAL | WELCOME TO PARADISE

2 de julho de 2016

PASSADIÇOS DO PAIVA, PORTUGAL



Se no último post rumamos juntos até à Suíça, hoje voltamos a Portugal. Dia 26 de Junho visitei - finalmente - os Passadiços do Paiva e hoje partilho convosco a minha experiência/opinião e falo-vos um pouco dos Passadiços, do percurso e tudo o que fiquei a saber. Para quem não sabe, os Passadiços do Paiva localizam-se na margem esquerda do Rio Paiva, no concelho de Arouca. Podem ser visitados das 9h às 17h de Novembro a Março e das 7h30 às 20h de Abril a Outubro e exigem uma pré-reserva (que tem o custo de 1€) no site oficial, onde podem ver a disponibilidade de bilhetes. 




O percurso tem cerca de 9 km (8700 metros) e uma duração média de 2h30. Pode fazer-se em dois sentidos diferentes: do Areinho a Espiunca e vice-versa. O nível de dificuldade é alto, no entanto, aquilo que vos aconselho é que iniciem o percurso no Areinho porque tirando o início do percurso que tem 560 escadas (acho!) antes de chegar à entrada, a partir daí o percurso faz-se bem uma vez que escadas só a descer e depois é sempre plano, descidas e pequenas subidas pontuais. 
Ao longo do percurso encontram três praias fluviais, a praia fluvial do areinho, a praia fluvial do Vau - mesmo a meio do percurso - e a praia fluvial de Espiunca. Em frente a cada uma das praias encontram um bar onde podem comprar algo para comer e/ou beber, casas de banho e parques de estacionamento (excepto na zona do Vau, que não tem parque de estacionamento).
O percurso tem algumas zonas de sombra, no entanto, a maioria do percurso é ao sol por isso não se esqueçam de colocar protetor solar para não apanharem um escaldão nos braços como algumas pessoas (diga-se, eu).


A meio do percurso encontram também uma ponte suspensa que vos permite atravessar o rio e ver um pouco mais da paisagem, no entanto, não é necessário atravessar a ponte para terminar o percurso. Quem não aguentar o percurso inteiro, tem a possibilidade de sair a meio, na Zona de Lazer e Recreio do Vau.
Ao longo do percurso é possível ver a Garganta do Paiva, a Cascatas das Aguieiras, a Praia Fluvial do Vau, a Gola do Salto e a Falha da Espiunca, tudo paisagens e rodeadas de Natureza.

Quem quiser arriscar e fazer o percurso de ida e volta (quase 18km), recomendo que inicie o percurso em Espiunca. Quem apenas quiser fazer um sentido, o melhor a fazer é ir com amigos e levar dois carros e deixar ficar um em Espiunca e outro no Areinho para não terem de apanhar um táxi (que tem um custo de cerca de 10/15€). Assim, no final do percurso regressam ao início no carro que se encontrar lá.



Quanto à minha experiência, comecei no Areinho e segui até Espiunca. Custou-me horrores subir as 560 escadas logo no início e cheguei a pensar que ia desistir ali graças ao meu joelho. Depois das escadas, foi incrível. A partir daí e tal como vos disse, faz-se muito bem e vale muito a pena pelo sossego, pelo contacto com a natureza e as paisagens. Atravessei a ponte suspensa por mera curiosidade e, depois de terminar o percurso enfiei-me na Praia Fluvial da Espiunca para almoçar e relaxar. Foi um dia em grande que não me importava de repetir (podemos só avançar a parte das escadas, por favor?). E é isto. Agora gostava que me contassem se já conheciam, se já visitaram e, claro, já sabem que qualquer dúvida podem deixar nos comentários que terei todo o gosto em responder e ajudar-vos.

Tinha acabado de publicar este post quando, por acaso, vi isto. Se quiserem ver os Passadiços de uma perspetiva diferente, podem fazê-lo.
GuardarGuardar
GuardarGuardar
Share:

19 comentários

  1. Muito obrigado Paula!! :)
    Como apaixonada pela natureza que sou, fiquei muito tentada em querer fazer esse percurso! Infelizmente fica muito longe daqui ahah

    http://photographybyvania.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente, na semana que ia visitar os Passadiços (em Setembro?), houve aquele terrível incêndio que destruiu um troço do percurso. Ainda não tive oportunidade de ir mas está nos planos e mais cedo ou mais tarde irá acontecer! Esta tua publicação só dá mais vontade de conhecer esta parte tão bonita do nosso país :)

    ResponderEliminar
  3. Ainda não fui fazer o percurso, mas já ouvi falar e agrada-me imenso a ideia de passar o dia a fazer exercício no meio da natureza :)

    Beijinhos, xx
    mylittlecorner7.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. O lugar e lindo
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia
    Facebook
    Tem post novo todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigado, minha querida :D
    Tenho a certeza que vais adorar se experimentares :D

    Ainda não tive oportunidade de lá ir mas é um sítio incrível e as tuas imagens retratam bem isso :D

    NEW TIPS POST | Healthy Hair on Summer.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  6. Meu deus deve ter sido fantastico, tanta natureza wow

    Beijinhos ♡
    BLOG | YOUTUBE

    ResponderEliminar
  7. Que sítio lindo!
    Anyway, adoro o blog babe <3
    xx

    http://morelovebeatriz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Deve ser cansativo mas parece super bonito! ❤

    ResponderEliminar
  9. É um sítio que gostava imenso de conhecer, não posso é falar em degraus e no tamanho do percurso ao meu namorado, se não ele desiste logo.xD

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Que fotos lindas :). Tal como adorei o outro post, também adorei este. Estás me dar vontade de viajar e de gastar dinheiro, mais uns posts assim, ainda faço malas e viajo por Portugal inteiro e depois por outros países, e depois levo os meus pais à falênicia xD Não se faz xD.
    Agora a sério, parece ser um sítio bonito, e certamente valeria o esforço de fazer uma grande caminhada por causa do percurso.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  11. Obrigada! ♥
    Quero TANTO ir lá! E ótimo post, cheio de boas dicas!
    https://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Um dia gostava de ir aí!
    http://annahandtheblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Que fotografias incríveis e que sítio maravilhoso!

    Marli, do My Own Anatomy ♥

    ResponderEliminar
  14. Imagens super lindas !
    with love, KATE ❤

    ResponderEliminar
  15. Que fotos lindas! Parece um sitio maravilhoso :)

    Estée Lauder Giveaway - www.theblackblush.blogspot.com

    ResponderEliminar
  16. Querida, não sabes como adorei este post! Já quero ir aos passadiços faz algum tempo, e soube mesmo bem ter tudo assim tão explicadinho!!
    Andei o blog e vou seguir, continua!
    Beiinhos, Andreia e helena
    www.keepingupwiththesister.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Não conheço mas isso é lindíssimo! Um dia tenho que visitar (adoro a natureza)!

    ResponderEliminar

© WELCOME TO PARADISE | All rights reserved.
Blog Design Handcrafted by pipdig