A ti, André, quero dizer-te aquilo que já tive oportunidade de dizer várias vezes mas que nunca é demais relembrar. Sou apaixonadíssima por este projecto e sinto-me - de coração - uma pessoa muito melhor e muito mais feliz por ter tido a oportunidade de vos conhecer (a ti e ao Tia Guida), por ter a oportunidade te ouvir e de aprender um bocadinho contigo (convosco). És um ser humano maravilhoso e sinto-me muito grata por te conhecer. Mesmo.

Agora sim... Tia Guida. Um livro sobre cancro. Uma palavra que muitos evitam dizer mas, como diz o André, evitar o nome e ter medo de o dizer é partir do princípio que ele é mais forte e que só o nome já nos derrota. Por isso sim, este livro é sobre cancro. Sobre a Tia Guida, o Tio Jorge, o André e acima de tudo sobre o amor.

O André narra-nos ao longo de todo o livro a história da sua tia, a quem foi diagnosticado cancro em Agosto de 2011 e a quem disseram que não chegaria ao Natal. Fala-nos da dor que é perder alguém que se ama e mostra-nos, acima de tudo, o poder que o amor tem nestas alturas. Fala-nos do quão importante é amar intensamente e mostrar esse amor. Fala-nos das dificuldades, do vazio e do medo que esta doença traz - a quem a tem e quem não a tem. Transmite-nos uma mensagem de amor, esperança e de fé. E dá-nos uma lição tão grande.

Tenho que vos confessar que enquanto lia senti um vazio tão grande e ao mesmo tempo uma gratidão e uma felicidade enorme. Senti medo de perder quem amo, mas senti-me tão grata por ainda ter os meus e por poder mostrar-lhes isso todos os dias. Senti-me tão feliz por poder partilhar a vida, as dificuldades e a alegria com as pessoas que amo. E é por isso que dirigi as primeiras palavras desta publicação ao André. Porque é tão bom sentir coisas assim e aprender com alguém que em tão pouco tempo me ensinou tanto.

Para terminar e porque sou mesmo apaixonada por este projecto, quero dizer-vos que podem ouvir e ver o André falar da sua tia e do seu livro aqui, aqui e aqui.

Tia Guida de André Fernandes, publicado por Chiado Editora. Disponível em Wook.pt
Tradução: Aunt Guida, escrito e traduzido por André Fernandes, publicado por Chiado Editora. Disponível em: Chiado Editora