Quero começar esta publicação por agradecer a ti, querida Sofia, pelo livro e pela dedicatória. Quero ainda dizer-te que tenho um gosto e orgulho enorme em partilhar a blogosfera contigo e, acima de tudo, em ter este livro nas mãos. Mesmo.

E agora sim, o livro. Para quem não sabe, antes da Sofia ter o seu actual blog - A Sofia World - teve um outro que se chamava Escrevi-te Um Blog e, "Seja o que for o Amor" reúne alguns dos textos que foram publicados lá e outros que nunca tinham visto a luz do dia até à publicação do livro.

Se acham que este é mais um daqueles livros com mais uma daquelas histórias de amor em que no fim "vivem felizes para sempre", enganam-se. Aliás, este livro vai muito além de uma história de amor porque é, acima de tudo, uma declaração de amor da Sofia para um alguém. Alguém que nunca conhecemos o nome mas ao mesmo tempo alguém pela qual quase nos apaixonamos (ou talvez a pessoa por quem estamos apaixonados).

Provavelmente todas as pessoas que já leram este livro já se sentiram nele - eu inclusive e talvez tenha sido por isso que o devorei em cerca de duas horas -, dentro da história e a viver as sensações que a Sofia viveu. Afinal, quem nunca amou? Quem nunca teve medo? Quem nunca sonhou?

A introduzir cada capítulo temos parte da letra de uma música - Coldplay, Linkin Park, Beyoncé, entre outros - e, de certa forma, essa introdução leva-nos a pensar no que vem a seguir (vou confessar que li algumas delas a cantar) e achei isso genial. Até porque nunca tinha visto nada assim.

Confesso, tenho sempre medo de ler livros sobre o amor. Porque tenho medo que sejam mais do mesmo. Mas este jamais o será. Por ser tão bonito, tão sincero, tão real e tão verdadeiro. Por me inspirar e por me incentivar a mostrar que também amo. E que nunca é tarde para o dizer, nem para o mostrar. Acima de tudo, por me mostrar que enquanto há vida, há amor. Seja lá o que for o amor. 

Para ti, Sofia, um grande beijinho. Hoje apaixonei-me mais um bocadinho pela tua escrita e admirei-te um bocadinho mais. Obrigada.

Seja o que for o Amor de Sofia Costa Lima, publicado por Chiado Editora. Disponível em Wook.pt