/ COIMBRA, PORTUGAL | WELCOME TO PARADISE

13 de março de 2017

COIMBRA, PORTUGAL



Exactamente por ter a Universidade mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo, Coimbra é conhecida como a cidade dos estudantes. Dos amores. Dos doutores. E é, por isso mesmo, uma cidade que para muitos simboliza o sonho. Porque muitos a procuram para estudar e construir o futuro. E apaixonam-se. Como eu apaixonei.

Coimbra é uma cidade maravilhosa, um mar de capas negras e um oceano de sonhos onde o som das guitarras ecoa a cada canto. É o berço dos doutores onde o Rio Mondego se estende e reflecte o brilho do Sol. É uma cidade de ruas estreitas e escadinhas. E que bom que isso é.




É uma cidade portuguesinha, cheia de história e cheia de amor. É a cidade da Biblioteca Joanina, aquele mundo encantado de livros e estantes. A cidade da Quinta das Lágrimas, cenário do amor de D. Pedro e D. Inês de Castro e de tantos outros que por lá passaram e se apaixonaram - pela quinta, e não só. A cidade das baladas arrepiantes. A cidade que tem uma história para contar em cada canto.

Coimbra é, segundo aqueles que por lá passaram, a cidade da saudade. A saudade que fica quando a cidade se vai. Ou melhor, quando a cidade fica, o amor fica, a alma fica... mas o corpo vai, segue o seu rumo e voa com as asas que Coimbra lhe deu.




É uma cidade especial - isso é inegável. Pela sua história, pelas suas tradições, pelo seu Mondego e por tantas outras coisas que só quem a conhece sabe. É uma cidade lindíssima mas, muito honestamente, isso é um pormenor no meio daquelas ruas e do som das guitarras que se faz ouvir. A beleza de Coimbra é secundária quando, ao caminharmos nas suas ruas, pensamos em tudo aquilo que ela significa e em tudo o que transmite.

É tão bom ter Coimbra. Senti-la. Ouvir o Mondego, as guitarras, o som dos sapatos a bater na calçada. Coimbra é nossa - dos estudantes. Mesmo daqueles que estudam no Porto, em Braga, em Lisboa ou noutra cidade qualquer. Porque as lições que aprendemos durante a nossa vida académica serão sempre um bocadinho que Coimbra nos deixou.



"Os teus amores, guitarras, cantores, embalam o luar! Bela cidade, dos poetas da saudade, que para sempre eu vou amar!" Coimbra dos Amores, TMUC

Share:

19 comentários

  1. Coimbra é linda! :D

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Amei tudo, talvez por estudar em Coimbra e me identificar com cada palavra e cada espaço deste texto, pelo que todas essas fotos representam..mas o que mais me marcou foi mesmo o "Porque as lições que aprendemos durante a nossa vida académica serão sempre um bocadinho que Coimbra nos deixou.". Melhor forma de acabar o post, parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Adoro Coimbra...e este post tem um texto belíssimo e imagens maravilhosas. Adorei!
    Beijinhos

    Blog ChocoPink / Instagram / Facebook

    ResponderEliminar
  4. Já estive me Coimbra mas sempre de fugida e pretendo voltar, tenho tanto para conhecer! Que bonita descrição Paula, palavras simples mas rebuscadas acompanhadas de bonitas fotografias! Gostei imenso! :)

    ResponderEliminar
  5. Coimbra é sem dúvida uma cidade lindíssima :))

    Beijinho ♥

    The Simply Ana

    ResponderEliminar
  6. Ahahah sou um pouco alérgico a coisas difíceis :P
    Faz e depois mostra-me :D

    Só fui a Coimbra umas duas ou três vezes, mas sem dúvida que é uma cidade que transborda história :D Adoro!

    NEW TIPS POST | Tudo Sobre Desmaquilhantes: Benefícios, Funções, Tipos para a Tua Pele
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  7. opa, até fiquei arrepiada ao ler isto <3 não escreveria melhor... Só há mais um som comum, o som das malas, ahah

    ResponderEliminar
  8. Só estive em Coimbra uma vez e foi, precisamente, para visitar a faculdade. É uma cidade cheia de história, onde quero voltar em breve :)

    ResponderEliminar
  9. Que linda, gostava muito de conhecer. :)
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Passei por ai meio dia e fiquei completamente apaixonada pela cidade! E é tão pertinho de onde estou agora!
    Adorei o texto e adorei as fotografias. Nota-se mesmo que és apaixonada pela cidade!

    http://photographybyvania.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Acho que nunca parei em Coimbra para passear, só mesmo quando era bem pequena! Já nem me lembro de nada
    Adorei as fotos
    Lindo

    Kiss kiss.*Jo
    Jo & Company Style

    ResponderEliminar
  12. Gostava de visitar Coimbra :)

    http://quase-italiana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. "Coimbra é, segundo aqueles que por lá passaram, a cidade da saudade. A saudade que fica quando a cidade se vai." — Paula, que texto tão bonito, tão bem escrito! Adorei mesmo :) as fotografias estão lindas e a saudade dessa cidade é imensa. Agora apetece-me muito lá voltar! <3

    ResponderEliminar
  14. Adoro, adoro! Sempre adorei Coimbra, tenho casa lá e por isso sempre passei grande parte dos meus fins de semana lá.
    E sim "saudade" é a palavra chave.

    ResponderEliminar

© WELCOME TO PARADISE | All rights reserved.
Blog Design Handcrafted by pipdig