Inferno foi o primeiro livro que li de Dan Brown - e único, por enquanto. A verdade é que durante muito tempo ouvi opiniões muito diferentes sobre o autor e, em Janeiro, decidi dar-lhe uma oportunidade. Estreei-me neste mundo com "Inferno" e sinto que foi uma escolha perfeita porque me apaixonei um bocadinho mais pelo livro a cada página.

Inferno é, sem dúvida, um livro com uma leitura muito fácil e, acima de tudo, muito agradável. Há sempre algo para acontecer, principalmente porque Dan Brown nunca nos revela tudo - dei por mim a tirar conclusões erradas em muitos momentos e a ser surpreendida imensas vezes, o que para mim é  maravilhoso porque detesto histórias demasiado previsíveis.

A história tem um tema super pertinente, um final completamente imprevisível - pelo menos para mim, que esperei tudo menos aquilo - e uma conjugação entre a arte e a ciência absolutamente incrível. Senti mesmo que tudo nesta obra foi pensado ao pormenor - desde os lugares onde se desenrola às personagens - e senti que Dan Brown tem uma cultura artística brutal e que, acima de tudo, nos consegue passar um bocadinho dessa cultura. É impossível não aprendermos qualquer coisa com esta obra, porque as descrições são minuciosas - nada aborrecidas, prometo! - e porque Dan Brown consegue transportar-nos mesmo para aqueles lugares.

Eu sei... se viram o filme e nunca leram o livro provavelmente estão a pensar que sou completamente parva e que alguém me pagou para dizer escrever coisas bonitas sobre esta obra mas posso garantir-vos que o livro é incrível e que o filme não lhe faz jus. E, acreditem, eu comecei a ver o filme com a perfeita noção que era impossível ser tão bom como o livro, porque é mesmo difícil fazer um filme de uma obra tão completa e espetacular mas em certos momentos senti que o realizador nem sequer leu o livro e isto para mim é impensável. Um filme será sempre menos completo mas, para mim, a história tem de se manter fiel - o que não acontece. 

Tirando o pormenor do filme que, felizmente, em nada compromete a qualidade do livro, eu acho mesmo que este é um livro que todos nós devíamos ler. Apesar de ser uma obra de ficção, a verdade é que o tema é, como já disse, muito pertinente e o melhor de tudo é que consegue realmente deixar-nos a reflectir sobre muita coisa. Não é por acaso que Inferno saltou para o meu top 5 de livros favoritos.

Inferno de Dan Brown, publicado por Bertrand Editora.  Disponível em Wook.pt