Quando criei este blog estava longe de imaginar o impacto que um blog podia ter. Assim como estava longe de imaginar a quantidade de blogs que viriam a ser criados e a quantidade de pessoas que iriam fazer do seu blog o seu full-time job. Mas, a verdade é que isso se tornou uma realidade cada vez mais presente. E mesmo que eu não tenha criado este blog com o intuito de ganhar dinheiro ou presentes com ele, se isso se proporcionar... why not?

Foi mais ou menos nessa onda que eu comprei o livro "Ser Blogger: Como criar, comunicar e rentabilizar um blog". Por um lado, porque serei sempre apaixonada por este mundo e, por outro, porque gosto de aprender e quero saber o que fazer se algum dia vir essa oportunidade a espreitar à porta.

O livro está dividido em vários capítulos que surgem na ordem perfeita. É quase como um manual de instruções para perceber um bocadinho este mundo e ensinar quem quer um blog mas não sabe por onde começar nem o que fazer. A escolha do nome, a escolha do(s) assunto(s) que queremos tratar, a definição do publico alvo, a frequência com que devemos postar, a forma como devemos estar nas redes sociais... aqui aborda-se tudo. E, apesar do livro ter alguns conceitos que para mim já são básicos – como a fase da criação do blog ou a escolha do nome do mesmo – a verdade é que outros conceitos foram uma novidade para mim e ensinaram-me bastante.

E mesmo na fase inicial do livro em que se aborda os conceitos que já ultrapassei e já sei de cor, senti que ali havia sempre alguma coisa para eu aprender e não achei o livro minimamente aborrecido (nem mesmo nessa fase), principalmente porque as autoras vão-nos colocando questões que nos fazem reflectir e repensar as estratégias e os conceitos. No meio disto, ainda nos são apresentados testemunhos e conselhos de bloggers que gosto muito mas que são, acima de tudo, casos de sucesso em Portugal, como a Maria Guedes ou a Sofia Fernandes.

É verdade que na opinião de muitos este é um livro que interessa a pessoas que vêm no blog uma possibilidade de obter algum lucro ou a pessoas que, efectivamente, criam o blog precisamente com esse intuito. Mas, honestamente, eu acho que é um livro que acaba por nos interessar a todos porque, e como mencionei acima, ainda que ganhar dinheiro com o blog não seja o principal motivo pelo qual o criamos, acho que todos abraçamos a oportunidade no dia em que ela surgir (e se surgir) e é importante estar informado sobre os conceitos de marketing e as dicas que nos ajudam a ser bem sucedidos.

GIVEAWAY TIME!!

Quando partilhei no meu instagram que estava a ler este livro, recebi algumas mensagens. Umas de amigas que queriam que, no final, lhes emprestasse o livro. Outras vossas, que pediam a minha opinião e manifestavam a vontade de ler o livro. E foi nesse sentido que, quando decidi escrever esta publicação, resolvi juntar-me à Editora Marcador para vos oferecer um exemplar. How cool?

Como o habitual, para participarem só precisam de preencher o quadro abaixo e respeitar as regras obrigatórias que estão descritas nele. Depois podem aumentar a probabilidade de ganharem ao preencherem as entradas facultativas – como seguir-me no instagram ou subscreverem a newsletter do blog, por exemplo. Podem participar até ao dia 17 de Setembro e o sorteio é válido para Portugal Continental e Ilhas. Good luck!

a Rafflecopter giveaway
Ser Blogger de Sandra Alvarez e Carolina Afonso, publicado pela editora Marcador. Disponível em Wook.pt